terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Trabalhinho para os alunos no Círio de Nossa Senhora de Nazaré


-PROPOSTA DO PROJETO-

TEMA: Círio de Nazaré Belém/PA

TITULO DO PROJETO: Tenha Fé que a Corda Aguenta!

1. Identificação
           
Professores responsáveis pelo projeto
Martin Max Luís de Castro Negrão
Michele Rocha da Silva
Nome da Escola: Escola Estadua de Ensino Fundamental e médio Professor “Camilo Salgado”
Série:  ano - Manhã                                                                         Número de alunos:  20
Professores envolvidos: Max (Física); Michele (História)


2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
- Qual a Máxima Tração (MT) que pode ser suportada pela corda do Círio de Nazaré?

3. Justificativa
Desde a infância estamos envolvidos em situações que nos requer a utilização de cordas. Quem não teve problemas ao amarrar seu primeiro sapato? E quão difícil o constrangimento pela ausência deste tipo de conhecimento.
A história da corda, um instrumento de auxílio e extensão, confunde-se com a própria história da humanidade. Suas várias aplicações são bastante amplas, da construção civil e eletromecânica, passando por utilização, como amarração de petroleiros e ancoragem de plataformas, além de atividades esportivas e recreativas, até alcançarem as artes e o vestuário, e é claro na procissão do Círio de Nazaré é utilizada para a segurança da berlinda da imagem da santa. Tudo isso permite-nos afirmar que, apesar de simples, seu uso é quase irrestrito. A determinação da resistência desta envolve um numero considerável de conceitos físicos, que devem ser entendidos pelo aluno de Física do 1º Ano.

4. Objetivo (s)
- construir os conceitos de Tração e Deformação uma corda, .
- Conhecer os conceitos de Força Elástica (Lei de Hooke).
- Estimar a força máxima suportada por uma corda.

5. Disciplinas/Conteúdos
- Física: Lei de Hooke, .
- História: - Pesquisa e produção de síntese do histórico da corda do Círio

7. Metodologia / Procedimentos
Etapas do Projeto:
  1. Elaboração da proposta do projeto;
  2. Distribuição dos alunos em equipe (4 equipes de 5 alunos);
  3. Sorteio das metodologias a serem utilizadas pelos alunos para a determinação da MT de uma corda (serão adotados dois métodos para determinação da MT, ficando duas equipes com um e outras duas com o outro método);
  4. Ensaios de tração em corda pelas equipes no laboratório (É necessária a filmagem em aparelhos celulares dos alunos);
  5. Produção de gráficos que demostrem o comportamento da corda com a aplicação de diversas forças.
  6. Junção das duas metodologias para a determinação de uma equação que relacione força e MT (Modelo Matemático);
  7. Levantamento dos dados da corda do Círio: Dimensão (comprimento e Espessura)  e Material de sua confecção (Sisal).
  8. Estimativa da tração máxima da corda do Círio.
  9. Apresentação em slides com as filmagens dos ensaios de tração pelos alunos finalizando com sua estimativa da tração máxima na corda.
  10. Postagens dos ensaios de tração no youtube.

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Corda de Sisal, polias, massas aferidas, Papel quadriculado, lápis, borracha branca, calculadora, Câmera fotográfica de celular, internet, Computador, Datashow, software de edição.

9. Registro do processo
Apresentação dos slides, filmagens dos ensaios de tração e postagem no youtube

10. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação se dará de forma continuada, em que ao término de cada etapa será atribuída uma nota à equipe, com isso espera-se desenvolver o espírito de trabalho em equipe. Espera-se que ao final deste projeto o aluno tenha desenvolvido a habilidade para pesquisa, além da consolidação dos conceitos da Dinâmica (Lei de hook e MT em uma corda), além da competência para solucionar problemas que o rodeiam.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Apresentação em feira cultural e postagem no youtube.

12. Cronograma
                                                                        PERÍODO
ATIVIDADES
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
Elaboração do projeto
X


Apresentação do projeto aos alunos 1º ano do ensino médio.
X


Definição da temática e orientação aos alunos para elaboração de roteiro para realização da pesquisa.
X


Aula passeio e orientação sobre a produção de relatório.
X


Orientação aos alunos para execução de suas propostas.
X
X
X
Orientação aos alunos para suas produções textuais e a utilização dos recursos das TICs necessários para a execução de suas atividades arroladas no projeto.

X

X

X
Culminância do projeto.


X
Preparação de relatório sobre os resultados do projeto.


X
Divulgação e Postagem dos resultados do projeto no Slideshare e Blog da escola.




12. Referências Bibliográficas
Disponível,

Nenhum comentário:

Postar um comentário