-PROPOSTA DO PROJETO-
TEMA: Círio de Nazaré Belém/PA
TITULO DO PROJETO: Tenha Fé que
a Corda Aguenta!
1. Identificação
Professores responsáveis pelo projeto
|
Martin Max Luís
de Castro Negrão
Michele Rocha da
Silva
|
Nome da Escola: Escola Estadua de
Ensino Fundamental e médio Professor “Camilo Salgado”
|
|
Série: 1º ano - Manhã
Número de alunos: 20
|
|
Professores envolvidos: Max (Física); Michele (História)
|
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
- Qual a
Máxima Tração (MT) que pode ser suportada pela corda do Círio de Nazaré?
|
3. Justificativa
Desde a infância
estamos envolvidos em situações que nos requer a utilização de cordas. Quem
não teve problemas ao amarrar seu primeiro sapato? E quão difícil o
constrangimento pela ausência deste tipo de conhecimento.
A história da
corda, um instrumento de auxílio e extensão, confunde-se com a própria
história da humanidade. Suas várias aplicações são bastante amplas, da
construção civil e eletromecânica, passando por utilização, como amarração de
petroleiros e ancoragem de plataformas, além de atividades esportivas e
recreativas, até alcançarem as artes e o vestuário, e é claro na procissão do
Círio de Nazaré é utilizada para a segurança da berlinda da imagem da santa.
Tudo isso permite-nos afirmar que, apesar de simples, seu uso é quase
irrestrito. A determinação da resistência desta envolve um numero
considerável de conceitos físicos, que devem ser entendidos pelo aluno de
Física do 1º Ano.
|
4. Objetivo (s)
- construir os
conceitos de Tração e Deformação uma corda, .
- Conhecer
os conceitos de Força Elástica (Lei de Hooke).
- Estimar a força máxima suportada por uma corda.
|
5. Disciplinas/Conteúdos
- Física: Lei
de Hooke, .
- História:
- Pesquisa e produção de síntese do histórico da corda do Círio
|
7. Metodologia / Procedimentos
Etapas do Projeto:
|
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Corda de Sisal, polias, massas aferidas,
Papel quadriculado, lápis, borracha branca, calculadora, Câmera fotográfica
de celular, internet, Computador, Datashow, software de edição.
|
9. Registro do processo
Apresentação dos slides, filmagens dos
ensaios de tração e postagem no youtube
|
10. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação se dará de forma continuada, em
que ao término de cada etapa será atribuída uma nota à equipe, com isso
espera-se desenvolver o espírito de trabalho em equipe. Espera-se que ao
final deste projeto o aluno tenha desenvolvido a habilidade para pesquisa,
além da consolidação dos conceitos da Dinâmica (Lei de hook e MT em uma
corda), além da competência para solucionar problemas que o rodeiam.
|
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Apresentação em
feira cultural e postagem no youtube.
|
12. Cronograma
|
12. Referências Bibliográficas
Disponível,
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário